quarta-feira, 28 de maio de 2008

Leitura Textual

A Prática nos Ensina

Não podemos duvidar de que a nossa pática nos ensina. Não podemos duvidar de que conhecemos muitas coisas por causa de nossa prática. Não podemosduvidar, por exemplo, de que sabemos se vai chover ao olhar pro céu e ver as nuvens com uma certa cor. Sabemos até se é chuva ligeira ou tempestade a chuva que vem.
Desde muito pequenos aprendemos a entender o mundo que nos rodeia. Por isso, antes mesmo de aprender a ler e a escrever palavras e frases, já estamos "lendo", bem ou mal, o mundo que nos cerca. Mas este conhecimento que gnhamos de nossa prática não basta. Precisamos conhecer melhor as coisas que já conhecemose conhecer outras que ainda não conhecemos. (...) Estudar é um dever revolucionário!
Só educadores e educadores autoritários negam a solidariedade entre o ato de educar e o ato de serem educados pelos educandos; só eles separam o ato de ensinar do de aprender, de tal modo que ensina quem se supõe sabendo e aprende quem é tido como quem nada sabe.
Na verdade, para que a afirmação "quem sabe ensina a quem não sabe" se recupere de seu caráter autoritário, é preciso que quem sabe saiba, sobretudo, que ninguém sabe tudo e que ninguem tudo ignora. (...)
Ninguem ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa.

Paulo Freire

Nenhum comentário: