quinta-feira, 22 de maio de 2008

Opinião - Como conviver em sociedade.


Este "solucionador de problemas", que refere-se à uma máquina ou equipamento, é a forma como muitos neste país agem diante de problemas. Essa cultura de passar o problema para o próximo, deságua numa questão muito importante, a ética.
A forma de ação, os métodos, a moralidade e o bom senso são fatores fundamentais para a manutenção de uma sociedade justa, humana e capaz de suportar pessoas civilizadas vivendo em cordialidade, ainda que coexistindo com um mundo competitivo e desigual.
Quando tais valores começam a ser desgastados ou esquecidos a sociedde começa a entrar num processo de estranhamento, que é a chave da decadência. O que dizer do cenário social de um país com o Brasil?
Quando for re-estabelecida a moral e a ética, quando não mais for estritamente necessária a utilização de meios obscuros para o alcance de objetivos, aplicando-se exatamente o oposto disto, estão voltaremos a um espaço civilizado de convivência.
É preciso perceber que quando se prejudica o próximo, de alguma forma o efeito refletirá sobre si, até mesmo pela constatação do empodrecimento da sociedade. Ética é justamente o ato de respeitar a si, e ao próximo.